Ervilha

Uma cultura com convicção

A ervilha é um dos mais importantes produtos para a
indústria de congelados pelo fato de ser o produto que, em
Portugal, tem o maior consumo.
Esta cultura, da família das leguminosas, é habitualmente a primeira a ser instalada em cada novo ano, e é uma aposta estratégica há mais de 21 anos. 

Mantém-se como tal pelo facto de ser uma cultura melhoradora dos solos, uma boa antecedente cultural nas rotações que queremos e devemos promover para um maior equilíbrio deste recurso vital, no qual assenta toda a nossa atividade. Acresce ainda que apresenta um bom coberto vegetal no período de inverno, diminuindo a erosão dos solos causada por fenómenos climatéricos.

Calendário Cultural

Em Portugal,

A ervilha tem vindo assim, ao longo dos anos, a conquistar com toda a convicção novos produtores e novas regiões, de onde salientamos o concelho de Coruche, hoje um dos principais centros de produção.

Conquista também cada vez mais consumidores que lhe reconhecem esta tenacidade de chegar aos seus pratos no auge do seu valor nutritivo, facto só alcançável graças a uma logística de colheita e processamento industrial extremamente sincronizadas e eficientes.

E é com esta mesma convicção que lhe reconhecemos, dentro da Torriba, um papel determinante do ponto de vista agronómico e da sustentabilidade ambiental e financeira do sector

Produção (M/ton)

Área (ha)

Faturação (M€)

Curiosidades

Considerado o pai da genética, Mendel fez descobertas na área da hereditariedade através de ensaios experimentais com ervilhas. Escolheu esta leguminosa pela sua facilidade de cultivo, produção de grande número de descendentes férteis e ciclo de vida curto, entre outras características.