A cultura da cenoura tem um potencial muito grande dentro da Organização pelo facto de estar muito bem-adaptada ao nosso clima e aos nossos solos arenosos. Na região do Ribatejo e Alentejo pode ser produzida numa extensão muito significativa tendo em conta que temos a maior zona contígua de areia da Europa.
Sendo uma cultura 100% mecanizada, revela-se muito importante para muitos dos nossos produtores. A sua procura está em parte relacionada com o facto de se poder produzir durante o ano inteiro, tornando-se estratégica numa rotação cultural e na óptica de fornecimento do mercado.
Calendário Cultural
Em Portugal,
Enquanto produto final, pode ser consumido fresco ao longo de todo o ano, em diferentes formas, desde o snack até aos pratos tradicionais portugueses, tirando partido da sua frescura e características organoléticas, já que é provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A.
Será, no entanto, estratégico para a região captar interesses agro industriais ausentes neste momento, de forma a poder dar resposta a uma maior escala de produção.
Produção (M/ton)
Área (ha)
Faturação (M€)
Curiosidades
Uma cenoura média contém mais de 200% da quantidade de vitamina A que uma pessoa adulta necessita por dia. Quando ingerida em grandes quantidades, pode tingir a pele de moreno.