Começámos a comercializar batata no ano 2000 e desde então produzimos 7 vezes mais área… 10 vezes mais toneladas… e o nosso volume de facturação é 15 vezes maior! São estes os números que dizem que esta cultura, é cada vez mais importante para a actividade dos nossos produtores.
São também os nossos clientes que sistematicamente premeiam os nossos produtores, pela excelência da sua qualidade. É uma cultura onde a Torriba se caracteriza por conseguir fazer a mais longa oferta de batata fresca com controlo de qualidade, em Portugal e no sul da Europa, pois conseguimos estar em produção durante 9 meses num ano.
Esta tão grande mais valia resulta do profissionalismo e dedicação dos nossos produtores, da extraordinária diversidade de solos e dos diferentes microclimas da região. Actualmente estamos a produzir batata em Aveiro, na região do Mondego, sendo a nossa maior área de produção a região do Ribatejo.
Com uma grande preocupação técnica, que passa pela escolha de variedades, seleção de sementes, controlo de qualidade do produto final, extrema atenção dedicada à colheita e transporte, garantimos que a batata chegue nas melhores condições aos diferentes clientes, contribuindo para que o produto tenha a melhor qualidade e valorização comercial.
A batata é originária do Perú e da Bolícia e teve desde sempre tal importância nesta região que para uma população dos Andes Peruanos a unidade de medida do tempo era a correspondente ao tempo que as batatas demoram a cozer.
O sumo da batata neutraliza o ácido gástrico e ajuda a aliviar a má disposição. As batatas quentes ppodem ser aplicadas externamente para ajudar a aliviar dores musculares e melhorar a circulação. Um chá feito a partir de casca de batata pode contribuir para um melhor funcionamento do fígado.