Amendoim

Á procura de soluções

A produzir Amendoim desde 2011 tornámo-nos pioneiros nesta cultura em Portugal. É uma melhoradora do solo, bastante rústica, ideal para integrar rotações com cereais e hortícolas. No entanto, sendo uma cultura nova, está muito desprotegida de ponto de vista de soluções agronómicas.
Tem uma oportunidade de instalação muito curta se não quisermos, mais tarde, ver comprometido o processo de colheita. Está por isso à procura de soluções em termos de variedades com ciclos produtivos curtos, e em termos fitossanitários.

Em Portugal,

Tem uma oportunidade de mercado muito grande ainda por explorar, nacional e internacional, tendo chegado para dar uma solução de produção mais sustentável e de proximidade, aos grandes consumidores europeus. Não obstante está ainda à procura de melhores soluções logísticas de pós colheita para poder chegar ao consumidor nos mais diversos formatos: com ou sem casca, cru, torrado, doce ou salgado!

Curiosidades

Dada a sua origem, o nome do amendoim provem da linguagem indígena e significaria “fruto enterrado”. O amendoim (Arachis hypogaea L.), originário da América do Sul, é extremamente rico em proteínas, sódio e fósforo. Também denominado por alcongoita na região portuguesa do Alentejo, esta vagem apresenta grande valor comercial e o seu consumo é bastante versátil: torrados, em manteiga de amendoim, como recheio de chocolates, temperados ou em óleo de amendoim