By Drop

O projecto By Drop surgiu da intenção da Torriba - Organização de Produtores Hortofrutícolas S.A., criar condições para que os seus associados pudessem tornar a sua actividade mais eficiente e competitiva, abarcando uma redução significativa de consumos de água, adubos, fitofármacos e energia. Contou desde o início com o apoio na concepção e implementação da empresa Hidrosoph, (empresa especializada e com larga experiencia na área da rega) e está a ser desenvolvido em sete zonas principais, abrangendo aproximadamente 60 produtores, num total de 2.800ha.

Através da requalificação dos sistemas de rega instalados, de uma formação continua adequada e de um acompanhamento especializado e personalizado a cada um dos produtores, o By Drop possibilita a redução dos impactos da agricultura intensiva no ambiente que a envolve, promovendo técnicas de regadio que permitem uma gestão eficiente da água de rega por forma a contribuir para a preservação e disponibilidade dos recursos hídricos a longo prazo, permitindo, em simultâneo, que o produtor reduza os seus custos de produção.

Apoio à decisão

De uma forma geral, o By Drop apoia de forma específica cada produtor no processo de decisão definindo onde, quando e qual a dotação de rega a aplicar. O projecto é assistido por técnicos especializados em gestão da rega que através da parametrização de solos, culturas, sistemas de rega e trabalhando informações provenientes de estações meteorológicas, de sondas, tendo em conta datas de plantação, fase fenológica, regas aplicadas, etc., determinam planos de rega para cada produtor, que são disponibilizados através de vários meios: SMS, plataforma online (computador e telemóvel), presencialmente, fax, email, etc.

Eficiência

O sistema de irrigação utilizado é o principal responsável pelas características da rega, determinando uma maior ou menor eficiência e uniformidade na distribuição da água. A Torriba, S.A. tem promovido a substituição gradual de sistemas de rega danificados, por outros em boas condições e tecnicamente mais adequados à realidade de cada produtor.  A maior eficiência na operação agrícola surge não só através da redução dos custos de produção (água, fertilizantes, energia e mão-de-obra) como também na melhoria das receitas maximizando a produção e a qualidade dos produtos. Têm também sido testados modelos de provisão de doenças com o intuito de melhor poder posicionar as aplicações de fitofármacos.

Monitorização

Associado a este projecto está um software inovador, seis estações meteorológicas instaladas em rede, sistemas de comunicação altamente eficientes e em tempo real, sondas de monitorização contínua de reconhecida qualidade e caudalímetros instalados em todos os produtores. Graças também ao grande esforço de parametrização das parcelas (unidades de rega) e ao cruzamento com os resultados produtivos e qualitativos de cada produtor e respectivas práticas culturais, é possível aplicar técnicas de benchmarking que permitem avaliar e comparar os vários desempenhos e promover uma melhoria contínua da gestão da rega.