Jornal das 8 da TVI faz reportagem nos campos de Vila Franca de Xira

26-09-2014

25 | Setembro | 2014

O Eng.º Gonçalo Escudeiro, director executivo da Torriba S.A., foi entrevistado pela TVI na lezíria de Vila Franca de Xira na sequência das chuvas intensas de Setembro corrente.

Estima-se que esta intempérie possa por em causa a colheita de cerca de 30% da produção de tomate nacional.

São já parcos os adjectivos que podem descrever o caracter anómalo ou excepcional do regime de precipitação ocorrido neste mês de Setembro. Os valores da precipitação acumulada em Setembro ultrapassam, em média, mais de quatro vezes a Normal Climatológica de 1981-2010 (fonte: IPMA ) para o Distrito de Santarém. 

Este facto não tem permitido, nem mesmo aos terrenos com texturas mais ligeiras e melhor capacidade de drenagem, uma recuperação para níveis de humidade compatíveis com o processo de colheita mecânica. Ou seja um dia de chuva origina vários dias de paragem que muitas vezes se estendem até uma nova ocorrência. À medida que a humidade se acumula, é cada vez mais difícil retomar a colheita sendo que quaisquer 4 ou 5mm que chovam anulam por completo a possibilidade de operar as máquinas no campo durante vários dias.