Directora Regional da Agricultura Visita Campos Afectados

29-09-2014

 17 Setembro | 2014

As chuvas persistentes do mês de Setembro causaram avultados prejuizos nas campanhas de tomate e pimento, razão pela qual houve necessidade de solicitar uma visita à Senhora Directora Regional da Agricultura, para tomar conhecimento dos reais danos.

"Visando a avaliação e monitorização dos prejuízos causados pelas chuvas na colheita de tomate para indústria, a Diretora Regional da DRAPLVT deslocou-se no passado dia 17 de setembro, aos campos de Vila Franca de Xira e de Benavente. A visita iniciou-se nas instalações da Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira (Estrada Nacional 10) e foi acompanhada pelo Eng.º Gonçalo Escudeiro em representação da FNOP - Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas. Nas deslocações no campo, foram visitadas explorações agrícolas e parcelas com tomate, que apesar de apresentarem elevadas produtividades (entre 90 e as 100 toneladas por ha), tinham a produção em risco de perda por impossibilidade de colheita. Foram também vistoriadas parcelas cultivadas com pimento destinado a processamento na indústria de congelação, cuja produção se apresentava afetada pelas chuvas, com perdas significativas de produtividade e qualidade dos frutos.

No perímetro gerido pela Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca, foram instalados na presente campanha cerca de 8 610 ha de culturas regadas, das quais cerca de 2 770 ha de tomate (32% do total da área regada). Atualmente nesta área ainda falta realizar cerca de 40 % da colheita da campanha." Fonte:DRAPLVT